A COVID-19 é uma doença respiratória que pode causar sintomas graves. O que vem sendo divulgado pela mídia como hábito de higiene já é obrigatório na indústria de alimentos, o uso de máscara, luva, toca, álcool em gel, todos esses cuidados já são feitos dentro da indústria de alimentos pois trabalham em combate a vírus, bactérias e fungos.
O que está sendo discutindo hoje é que, após sair da indústria, esses alimentos precisam ser manipulados reforçando as boas práticas de higiene e de segurança.
No momento da compra, devemos evitar o manuseamento excessivo dos alimentos e lavar frutas e verduras deixando de molho por 15 minutos numa solução de 1 colher de água sanitária para litro de água, higienizar as superfícies e utensílios e cozinhar bem os alimentos.
“E em casa lavar as mãos com frequência, usando água corrente e sabão, só o álcool gel não funciona, a nossa mão tem uma camada de ácidos graxos, que são as gorduras, a única solução para dissolver essa camada de gordura é água e sabão, deixe para usar o álcool gel 70% enquanto estiver na rua, temos de modificar o nosso comportamento na compra e em casa, só assim iremos contribuir para evitar contaminação pelo novo coronavírus”. comenta a Eng. a de Alimentos Renata Faraco Fantaccini, perita técnica judicial, inspetora do CREA SP e associada da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de São Caetano do Sul. .